História - PREFEITURA M. BUENOS AIRES - PE

A CIDADE
Buenos Aires (Pernambuco)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Nota: Para outros significados de Buenos Aires, veja Buenos Aires (desambiguação).
Município de Buenos Aires"Cidade das Flores"
Bandeira indisponívelBrasãoHinoAniversário20 de dezembroFundação1963 (55 anos)Gentílicobuenos-airensePrefeito(a)Jose Fabio de Oliveira (PR)
Localização de Buenos Aires em Pernambuco

Buenos Aires
Localização de Buenos Aires no Brasil07° 43' 33" S 35° 19' 37" OUnidade federativa PernambucoMesorregiãoMata Pernambucana IBGE/2008[1]MicrorregiãoMata Setentrional PernambucanaIBGE/2008[1]Municípios limítrofesNorte: Vicência; Sul: Carpina; Leste: Nazaré da Mata; e Oeste: Limoeiro.Distância até a capital79 kmCaracterísticas geográficasÁrea96,686 km² [2]População12 974 hab. estatísticas IBGE/2014[3]Densidade134,19 hab./km²Altitude149 mClimaTropical As'Fuso horárioUTC−3IndicadoresIDH-M0,593 baixo PNUD/2010[4]PIBR$ 65 362 mil IBGE/2012[5]PIB per capitaR$ 5 180 02 IBGE/2012[5]
Buenos Aires é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É formado pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa do Outeiro das Localidades rurais de Châ de Mautês, Canafístula e de Chã das Mulatas. o outeiro e mais conhecido como terra das bananas.
[esconder]
  • 1História
  • 2Geografia
    • 2.1Vegetação
    • 2.2Hidrografia
    • 2.3Clima
  • 3Turismo
  • 4Referências
  • 5Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
O atual território do município foi povoado inicialmente por ter terras férteis em plena zona da mata seca, no século XVIII. A partir do seu povoamento, intensificou-se a cultura de subsistência, com grande destaque para o plantio de cana-de-açúcar, que movimentou e ainda tem grande importância na economia do município. Nos engenhos produz-se o açúcar e aguardente.
A localidade chamada de Jacu, passou a ser chamada de Buenos Aires a partir de 1928, quando alcançou o status de vila. Muito mais tarde, em 1963, o município se emancipa de Nazaré da Mata.[6]
Geografia[editar | editar código-fonte]
Localiza-se a uma latitude 07º43'32" sul e a uma longitude 35º19'38" oeste, estando a uma altitude de 149 metros. Sua população estimada em 2013 era de 14.789 habitantes.
Vegetação[editar | editar código-fonte]
Sua vegetação é constituída originalmente de mata atlântica, embora tenha sido muito devastada e substituída pela cultura da cana-de-açúcar.
Hidrografia[editar | editar código-fonte]
O município é cortado pelo Riacho Morojó.
Clima[editar | editar código-fonte]
O clima do município é o tropical do tipo As'
Turismo[editar | editar código-fonte]
O artesanato de Buenos Aires Constituído do distrito sede. Instalado em 15 de março de 1964.
Destaca-se pelas peças feitas com papel reciclado, golas dos caboclos de lança do maracatu, dos adereços dos grupos culturais como o caboclinho e estandartes. Também encontramos bordado, bruxas de pano, cestarias e trançados, plásticos-tapetes, bolsas de tricô e tapeçaria.
Turismo Rural
Buenos Aires possui atividades voltadas para o turismo rural. Sua paisagem é marcada por extensos canaviais, capelas e antigos engenhos com suas construções coloniais, como o Criméia, Conceição, Bandeirantes, Cavalcanti, entre outros. Ainda fazendo parte da paisagem, as serras dão ao município uma beleza ímpar e convidam você a contemplar do alto a vista de toda a cidade, chegando até a avistar municípios vizinhos.
Referências
  1. Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima↑ IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010.
  3. Ir para cima↑ «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014.
  4. Ir para cima↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013.
  5. Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. de 2013.
  6. Ir para cima↑ «Histórico Buenos Aires Pernambuco - PE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 4 de janeiro de 2013.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Buenos_Aires_(Pernambuco)